DIA NACIONAL CONTRA A OBESIDADE - 23 DE MAIO DE 2015

Assinala-se hoje, dia 23 de maio/15, o Dia Nacional Contra a Obesidade, que este ano coincide também com o correspondente Dia Europeu, que têm como principal objetivo, sensibilizar a população para o problema da obesidade e doenças associadas, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, já constituem a verdadeira "epidemia do século XXI". Esta sensibilização, além de alertar para a problemática e riscos associados, tem também uma vertente pedagógica que visa promover a prática de exercício físico, como forma de prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis. A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade divulgou dados preocupantes, que indicam um aumento da obesidade em Portugal, com um grande enfoque em crianças e jovens, em que o nosso país já apresenta das maiores taxas de obesidade da Europa.

Este estudo, também indica que a situação piorou em Portugal, relacionando este facto com alterações comportamentais induzidas pelas mudanças nas estruturas das cidades, que afastou as pessoas para zonas de subúrbios, implicando um maior gasto de tempo em transportes e menos tempo disponível (e menor disponibilidade mental, também) para a prática de atividade física. Em suma, "as pessoas passam muito tempo nos transportes, têm uma vida mais sedentária, uma tendência para refeições rápidas e ricas em gordura”.

No âmbito do combate ao flagelo da obesidade, a Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião propõe uma visita e exploração do sítio eletrónico do Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar - PASSE, da ARS do Norte, que além de conter vária informação, organizada e completa, também disponibiliza diversos recursos lúdico-pedagógicos para a promoção da alimentação saudável. O PASSE pretende promover comportamentos alimentares saudáveis e contribuir para que exista um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação. Trabalha ainda outros determinantes da saúde, como a saúde mental, atividade física e saúde oral. Uma boa prática a alargar a outras regiões do país!


Fontes:
- www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/DN_Obesidade+2015.htm
- http://medicosdeportugal.sapo.pt/utentes/obesidade/23_de_maio_-_dia_nacional_da_luta_contra_a_obesidade
- http://portocanal.sapo.pt/noticia/59690/
- http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=773855

Para saber mais:
Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO)http://www.adexo.pt/
Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO)http://www.speo-obesidade.pt/
Plataforma Contra a Obesidade - www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/
Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar - http://www.passe.com.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015