E PORQUE HOJE É O DIA MUNDIAL SEM TABACO RELEMBRAMOS...

Contrariamente à tendência europeia, nos últimos dois anos o número de jovens fumadores não diminuiu em Portugal. Porém, o número de fumadores que procura ajuda para deixar de fumar, esse sim, diminuiu em Portugal, o que se reflete por exemplo, na quebra de venda em 30% dos produtos para deixar de fumar (Vide http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=775210). Gostaríamos de ter tido estas tendências invertidas.

Por outro lado, as apreensões de tabaco de contrabando estão a aumentar em Portugal (Vide www.publico.pt/n1697436), bem como em todo o mundo, o que é deveras preocupante. Esta preocupação não se prende somente com a questão fiscal e volume gigantesco de impostos que "fogem" a todos os países, mas principalmente, com a falta de controlo na venda e consumo de tabaco e na ineficácia de uma política anti-tabágica válida. As proporções são tão grandes e os seus efeitos em termos de saúde pública, que o Dia Mundial Sem Tabaco deste ano de 2015 tem como mote o combate ao comércio ilícito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um em cada 10 cigarros consumidos no mundo seja ilegal e sustenta que a indústria do tabaco está envolvida no comércio ilícito


Os malefícios do tabagismo são inquestionáveis por todos. Recentemente, foram revelados dados de mais um estudo, apontando desta vez, para uma relação entre os fumadores passivos e a perda de audição (Vide http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=775231). 


A Lei do tabaco está em discussão e os especialistas em saúde pública exigem a sua mudança (Vide www.publico.pt/1697442).

Deixamos novamente a questão:  imagina quantas pessoas terão morrido devido ao tabagismo enquanto esteve a ler esta curta mensagem?

http://www.publico.pt/n1697436
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=775231
http://www.publico.pt/1697442 

Publicações da Equipa da Saúde sobre o tema
- DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 DE MAIO DE 2015
- Campanha da DGS: "Eu fumo, tu fumas"!
- Afinal, o tabaco MATA AINDA MAIS do que se pensava!
- Cigarros eletrónicos... de acordo com os estudos, um risco cancerígeno camuflado!
- Prevenção de comportamentos aditivos e dependências



Campanha de sensibilização:  "Eu fumo, tu fumas" www.eufumotufumas.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015