Proteja-se do Calor - Recomendações e mapa de Alertas da DGS

A exposição ao calor intenso durante vários dias consecutivos pode produzir efeitos negativos na saúde. Os doentes crónicos, em especial idosos, são particularmente vulneráveis. O calor intenso pode ainda causar problemas de saúde como as cãibras, o esgotamento por calor e, a situação mais grave, o golpe de calor.

O impacto do calor intenso depende de fatores variados: local, duração e magnitude do período de calor, comportamento da população e resposta dos serviços de saúde.

É fundamental ter em atenção um conjunto de informações relevantes que podem proteger a sua saúde.

Recomendações principais:

  • Mantenha o corpo hidratado e fresco
  • Mantenha-se protegido do calor
  • Mantenha a casa fresca
  • Mantenha-se especialmente atento e proteja-se se tiver algum problema de saúde
  • Mantenha-se em contato e atento aos outros
Memorize esta sigla IHAInformação, Hidratação, Arrefecimento. De uma forma simples poderá recordar os principais cuidados a ter face ao calor.

O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor (PCTEA – Módulo Calor) baseia-se num sistema de previsão, alerta e resposta apropriada, com 3 níveis de alerta:
As medidas a adotar variam em função dos níveis de alerta apresentados no mapa, definidos a partir das temperaturas mínimas e máximas previstas e observadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera I.P., do acompanhamento diário das previsões da qualidade do ar, do índice ultravioleta e da ocorrência de incêndios, entre outros. A Direção-Geral da Saúde produz relatórios periódicos de acompanhamento da situação.

Veja aqui o mapa diário de alertas.

Mantenha-se atento aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto do Mar e da Atmosfera e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Em caso de emergência ligue o 112
Em caso de dúvida e para mais informações, ligue para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24

Fonte: www.dgs.pt

Para saber mais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015