SUGESTÃO DA SEMANA: ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR | CONSULTA PÚBLICA


A Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião propõe na sua rubrica da SUGESTÃO SEMANAL, a consulta e análise do documento em DISCUSSÃO PÚBLICA sobre a ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR (ENPAF), que visa criar melhores condições para que todos os cidadãos reconheçam as vantagens de adotarem comportamentos fisicamente ativos e para que todos, independentemente das suas condições económicas, demográficas ou sociais, tenham idênticas condições para terem uma vida fisicamente ativa. Este documento de trabalho foi elaborado pela Direção Geral de Saúde em parceria com outros organismos.



O documento pode ser consultado no Blogue Nutrimento e encontra-se em discussão pública até 15 de julho de 2015. As respetivas sugestões devem ser remetidas para ENPAF@dgs.pt.

Curiosamente, ontem, domingo, o jornal Diário de Notícias (Vide www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4649113) divulgou que "o Ministério da Educação e Ciência (MEC) quer incentivar os alunos a utilizar a bicicleta nas deslocações casa-escola e pôr as crianças e os jovens a ter mais atividade física nos recreios - até com o recurso a jogos tradicionais - para diminuir o impacto do número de horas que os alunos passam sentados nas salas de aula", o que a Equipa da Saúde também defendeu uma semana antes, aquando da publicação neste espaço da notícia referente à dinamização de “Jogos Tradicionais” no Agrupamento de Gavião (Vide http://pesgaviao.blogspot.pt/2015/06/dinamizacao-de-jogos-tradicionais-no.html).

 É indiscutível que é fundamental uma maior promoção da atividade física, nomeadamente, nos tempos livres dos alunos, como é o caso dos recreios. Mas tal não pode "ficar apenas no papel", sendo necessário a mobilização de recursos, como por exemplo animadores/monitores do tempo de intervalo, de uma forma articulada, de forma a criar rotinas, sem ser uma medida avulsa e esporádica.

ATÉ DIA 15 DE JULHO, ENVIE AS SUAS SUGESTÕES.
A SUA OPINIÃO INTERESSA!

Para saber mais:
- http://nutrimento.pt/noticias/estrategia-nacional-para-a-promocao-da-atividade-fisica-da-saude-e-do-bem-estar-consulta-publica/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015