SUGESTÃO DA SEMANA: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - RECORDE OS DIREITOS DA CRIANÇA e RE-IMAGINE O FUTURO!
Todos os dias devem ser especiais para as crianças e, este dia, o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA (1 de junho), serve exatamente este objetivo: Relembrar toda a sociedade deste facto e do que é ser criança.
O mês de abril, que institucionalmente é dedicado à prevenção dos maus tratos na Infância, foi infelizmente, marcado por várias notícias mediáticas de situações "gritantes" em Portugal. As desigualdades e situações preocupantes ainda existem no nosso país e quando alargamos a escala e nos debruçamos sobre a situação mundial, após todos estes anos, apesar dos esforços e melhorias, os números continuam alarmantes. Faz todo o sentido, neste ano em que se comemora o 25.º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, a questão crucial da publicação da Unicef que assinala esta data ser: “O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?”
É nesta perspetiva que a nossa sugestão semanal incide num reforço de memória sobre o compromisso mundial da Convenção dos Direitos da Criança, propondo a crianças, pais e e educadores que recordem os Direitos da Criança (vide propostas de recursos no final do post) e aceitem o desafio lançado pela UNICEF de Re-Inventar o Mundo.
A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);
• os direitos relativos à proteção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).
O relatório A Situação Mundial da Infância – Re-imaginar o futuro: Inovação para todas as crianças faz apelo aos governos, aos profissionais da área do desenvolvimento, às empresas, aos ativistas e comunidades para que trabalhem em conjunto no sentido de fazerem emergir novas ideias para ultrapassar alguns dos problemas mais prementes que as crianças enfrentam – e encontrarem novas formas de transpor para uma escala mais ampla as iniciativas locais inovadoras e mais promissoras.
O relatório é uma compilação de iniciativas de vanguarda provenientes de diversas fontes, que inclui uma plataforma interativa que mapeia projetos inovadores em vários países do mundo e convida os inovadores a colocarem as suas próprias ideias “no mapa”.
PARA TODAS AS CRIANÇAS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, IGUALDADE, PROTEÇÃO!
Recursos pedagógicos:
- Desdobrável "Conhece os teus Direitos!"
- Perguntas dos Pais sobre a Convenção dos Direitos das Crianças
- Publicação UNICEF (2004) - A Convenção sobre os Direitos da Criança
- Publicação Amnistia Internacional (Secção Portuguesa) - Todos os Direitos são Importantes! - recurso educativo sobre a Convenção dos Direitos da Criança.
- Resumo Executivo UNICEF da Situação da Infância em 2015 (em português)
- Relatório (em inglês): www.unicef.pt/convencao_cdc25/files/CRC_at_25_Anniversary_Publication_25Sept_2014.pdf
Para saber mais:
- www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2
- www.unicef.pt/situacao-mundial-infancia-2015/
- www.unicef.pt/convencao_cdc25/convencao_sobre_direitos_crianca.html
- www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=203
Sugestões:
- Junte-se à comunidade global de inovadores
- 4ª Edição Prémio de Jornalismo: "Os Direitos da Criança em Notícia"
- http://lazer.publico.pt/noticias/320554_dia-mundial-da-crianca
- 10 propostas do Observador
- Museus do Centro abertos no Dia Mundial da Criança
Comentários
Enviar um comentário