SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO
A Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de maio como o Mês do Coração, a pensar na sensibilização dos cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis.
As doenças cardiovasculares persistem no "pódio" das doenças que mais matam em Portugal e no mundo ocidental, deste mês dedicado ao CORAÇÃO. Várias organizações nacionais (com especial destaque para a Fundação Portuguesa de Cardiologia) desenvolvem diversas iniciativas, quer no domínio da prevenção, quer ao nível da reabilitação cardíaca, que assume cada vez mais, um papel de relevo.
A reabilitação cardíaca é cada vez mais abordada pela importância que tem na recuperação das pessoas que sofreram doença cardiovascular e na prevenção de incidentes secundários.
A reabilitação cardíaca é cada vez mais abordada pela importância que tem na recuperação das pessoas que sofreram doença cardiovascular e na prevenção de incidentes secundários.
A prevenção de doenças cardiovasculares passa, obrigatoriamente, por uma educação que promova hábitos saudáveis, com especial incidência na prática de atividade física regular, de uma alimentação equilibrada e saudável e a ausência de hábitos tabágicos.
As 4 regras de ouro para a prevenção das doenças cardiovasculares são as seguintes:
1 - Planeie um dia-a-dia ativo
A atividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando atividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.
2 - Proteja-se do stress
O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode-nos fazer sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.
3 - Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis— com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras.
4 - Faça check-up’s regulares
Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes fatores de risco, é proteger o coração.
- www.fpcardiologia.pt
Comentários
Enviar um comentário