ALERTA DA DGS: Previsão de circulação de partículas e poeiras em suspensão
Poeiras em excesso no ar afetam o sistema respiratório. É um dos tipos de poluição atmosférica mais preocupantes na Europa.
COMUNICADO DA DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE (DGS)
A par das elevadas temperaturas esperadas para os próximos dias (terça-feira e quarta-feira), prevê-se que Portugal Continental seja influenciado por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão, fenómeno que poderá ocorrer com maior acuidade durante o dia 13 de maio (quarta-feira) e 14 maio (quinta-feira).
Embora a maior concentração de poeiras se deva encontrar entre os 2 e 4 km de altitude, poderá ser de esperar a ocorrência de poeiras em níveis mais baixos e próximos da superfície e que poderá afetar a qualidade do ar ambiente.
Assim, enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda o seguinte:
• Deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
• Pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, as crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma e doentes do foro cardiovascular, devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas:
•Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;
•Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
Para mais informação e acompanhamento da evolução desta situação poderá consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente e o site da Direção-Geral da Saúde.
Fontes:
Comentários
Enviar um comentário