Dia Internacional da Mulher

E hoje, como é do conhecimento geral, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. E nada melhor para comemorar este dia como prestar uma pequena homenagem a uma das maiores cientistas do mundo: Marie Curie. Deixamos a sua biografia resumida em jeito de curiosidade:



"A primeira mulher do mundo a ganhar um prémio Nobel. É assim que começa a maioria das biografias sobre Marie Curie, que numa época onde apenas os homens iam para a universidade, descobriu um elemento químico e iniciou uma verdadeira revolução no meio científico.

Maria Sklodowska nasceu a 7 de Novembro de 1867 em Varsóvia, Polónia. Filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska, a mais nova de cinco filhos, desde cedo se mostrou uma excelente aluna.

Sempre encorajada pelo pai a interessar-se pela ciência, Marie termina os estudos aos 15 anos e passa a trabalhar como professora particular antes de se mudar para Paris em 1891, aos 24 anos, para continuar seus estudos. Em 1894, conhece o professor Pierre Curie com o qual se casa no ano seguinte passando então a ser chamada de Madame Curie. Na época Pierre trabalhava no Laboratório de Física e Química Industrial no qual trabalhariam juntos mais tarde.

Em 1883 e 1894 Marie obtém o bacharelato em física e matemática pela universidade de Sourbonne, em Paris, tornando-se depois a primeira mulher a lecionar nessa universidade aquando da morte do seu marido em 1906.
Em 1898, após ter a sua primeira filha, Irene (que também ganhou um prémio Nobel de química em 1935), Marie Curie inicia seus estudos sobre radioatividade que Henry Becquerel havia descoberto dois anos antes.

As pesquisas realizadas por Marie Curie com a ajuda de seu marido Pierre levaram à descoberta de dois novos elementos químicos: o polónio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal de Marie, e o rádio. A pesquisa do casal abriu um novo caminho a ser explorado na pesquisa científica e médica, levando muitos cientistas da época a estudar o assunto.

Em 1903, Marie finalmente defende a sua tese e obtém o título de doutora pela Sourbonne tornando-se a primeira mulher a receber o título nesta universidade. No final do mesmo ano, Marie e Pierre Curie recebem o prémio Nobel de física pela descoberta dos dois elementos químicos junto com Becquerel que foi o primeiro a estudar o fenómeno. Em 1904 nasce sua segunda filha Eve.

Após a morte do seu marido em 1906, Marie continua a estudar a radioatividade, principalmente suas aplicações terapêuticas e, em 1911, recebe outro prémio Nobel, desta vez em química, pelas suas pesquisas com rádio tornando-se a primeira pessoa, até então, a ganhar duas vezes o prémio Nobel.

Em 4 de julho de 1934 Marie falece devido a uma leucemia causada pela longa exposição aos elementos radioativos."

Marie Curie


A Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião deseja a todas as mulheres um excelente dia! 🌺

Biografia retirada do site: https://www.infoescola.com/biografias/marie-curie/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - RECORDE OS DIREITOS DA CRIANÇA e RE-IMAGINE O FUTURO!