ESTUDO: A DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR
Um estudo feito com 3300 jovens com uma idade média de 14 anos e que ainda não está concluído, revela já dados a considerar: oito por cento dos adolescentes portugueses que frequentam o 8.º e o 9.º anos apresentam sintomas de depressão e 19% estão em risco de desenvolver a doença. Os jovens com sintomas de depressão foram encaminhados para cuidados de saúde.
Os principais objetivos desta investigação são traçar o perfil de risco psicológico e genético para a depressão na adolescência e testar a eficácia do Programa de Prevenção da Depressão para Adolescentes (PPDA), já aplicado na Islândia. E, apesar de ainda não terem sido tratadas as entrevistas clínicas essenciais à consolidação de resultados, os primeiros dados apontam, já, para um aumento significativo do nível de resiliência dos jovens integraram a experiência.
Estes dados reforçam a importância da saúde mental ser uma das áreas prioritárias na educação para a saúde em meio escolar e, tal como refere a investigadora desde estudo (vide: www.publico.pt/n1691987), também a pertinência de se incluir este programa de prevenção nos currículos, pelo menos em escolas piloto. Neste projeto, além de se trabalharem com os jovens adolescentes, também são componente fundamental os pais e encarregados de educação. Quando os pais participam no programa “os valores de sintomatologia depressiva dos filhos descem significativamente após a intervenção.
A investigadora Ana Paula Matos salienta que a depressão "não só é uma das doenças mais prevalentes nas crianças e adolescentes" como tem "efeitos devastadores, comprometendo o funcionamento emocional, académico e relacional" dos jovens.
Fontes:
Comentários
Enviar um comentário