ALERTA DA OMS - INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apela aos Estados europeus para "intensificarem a vacinação contra o sarampo nos grupos etários em situação de risco", visando "pôr fim aos vários focos" que atualmente afetam vários países e prevenir novos surtos.
Especialista da OMS lembrou que os surtos de sarampo que existem na Europa começaram na Alemanha, em Berlim, porque "existem ´clusters` de pessoas que se recusam a vacinar os filhos, o que é lamentável porque a vacina é muito importante para prevenir a doença. Aquele que se recusa em vacinar o seu filho não só coloca essa criança em risco, mas também os outros."
A Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu um comunicado no passado dia 27 de fevereiro, alertando os cidadãos para esta situação, principalmente aqueles que tencionam fazer viagens programadas para o estrangeiro. Esta entidade refere que existe o risco de contágio de sarampo em viagens internacionais uma vez que ocorrem, neste momento, surtos de sarampo em vários países europeus (especialmente na Alemanha e na Itália), bem como noutras partes do mundo, e a doença é frequente em África e na Ásia. Na Europa, também a Espanha, a França e a Inglaterra, entre outros, têm registado surtos/epidemias de sarampo nos últimos cinco anos, em crianças, adolescentes e adultos (com milhares de casos internados e com mortos).
O sarampo é grave e pode ser evitado através da vacinação.
Fontes:
Comentários
Enviar um comentário