DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC - A SOLUÇÃO PASSA PELA PREVENÇÃO
Hoje, dia 31 de março, assinala-se o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foi instituído desde 2003, com o objetivo de sensibilizar a população em geral para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes perante o AVC.
A cada hora que passa, 6 portugueses sofrem um acidente vascular cerebral, sendo que cerca de 50% das pessoas que sobrevivem a um AVC, ficam com limitações relevantes. É das principais causas de morte em Portugal. Os hábitos de vida estão, em grande parte das situações, associados à incidência do AVC, conciliando no mesmo indivíduo vários fatores de risco, como a obesidade, hipertensão colesterol elevado, tabagismo, entre outros.
Um pouco por todo o país realizam-se rastreios sobre os factores de risco do AVC, numa perspetiva de prevenção primária (sensibilizando) e secundária. A elevada prevalência nacional dos fatores de risco destas doenças, obriga a que se tenha uma especial atenção à sua efetiva prevenção, deteção e correção, salientando-se que não se visam apenas as ações que evitam a perda da saúde, mas também, todos os cuidados que promovem a sua recuperação.
- SOCIEDADE PORTUGUESA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - www.spavc.org
- http://sicnoticias.sapo.pt/programas/edicaodamanha/2015-03-31-Dia-Nacional-do-doente-com-AVC
- www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/dia+avc+2015.htm
- Direção-Geral da Saúde (DGS) > Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares
Comentários
Enviar um comentário