ALERTA DA OMS: Riscos cardiovasculares e neurológicos associados ao consumo de bebidas energéticas

De acordo com um artigo da revista Proteste, da DECO, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um alerta através da sua base de dados científica PubMed sobre os efeitos nefastos do consumo de bebidas energéticas, causados principalmente pelas elevadas doses de cafeína. Estes riscos foram confirmados por estudos da OMS e são particularmente graves e arriscados para adolescentes e jovens.  Dos sintomas mais referidos salienta-se a possibilidade de ocorrência de palpitações, tremores, aumento da pressão arterial, náuseas, vómitos e convulsões. Nas grávidas aumenta o risco de aborto.

Este alerta não é caso isolado e tem-se repetido ao longo dos últimos anos, tanto pela OMS como por outras entidades e instituições, mencionando também vários casos de morte que ocorreram em situações em que se associou o consumo de bebidas energéticas com o consumo de álcool, cuja combinação é muitas vezes praticada por jovens e adolescentes.

As bebidas energéticas não devem ser confundidas com as isotónicas, vulgarmente usadas por desportistas. A missão destas últimas é repor os sais minerais perdidos através da transpiração, evitar a desidratação e a fadiga muscular durante e após o esforço.

SEJA CONSCIENTE! É MESMO UM RISCO!

Fonte:
- Deco.Proteste: http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/alerta/bebidas-energeticas-oms-alerta-para-riscos

Para saber mais:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - RECORDE OS DIREITOS DA CRIANÇA e RE-IMAGINE O FUTURO!