Dia internacional de tolerância zero à mutilação genital feminina - 6 de fevereiro de 2015
O Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina assinala-se hoje, 6 de fevereiro, em todo o mundo. É uma realidade horrenda e sangrenta, cujas consequências e implicações são quase indescritíveis, desde as imediatas às de longo prazo. Apesar de ser uma prática mais centrada em alguns países, atualmente há indicadores de existirem casos em determinadas comunidades por todo o mundo, embora os dados estatísticos em países como Portugal não existam. Contudo, de acordo com notícia do Diário Digital, em 2014 foram referenciados 40 casos no nosso país e já 3 neste início de 2015.
A Mutilação Genital Feminina (MGF) pode ser definida como qualquer procedimento que envolva a remoção parcial ou total dos
órgãos genitais externos da mulher ou que provoque lesões nos mesmos por razões não
médicas. Só esta definição já é arrepiante, mas acresce-se todas as outras circunstâncias que apenas estão implícitas, como por exemplo, a sua prática em crianças e as condições violentas da sua realização.
Além das dores intensas e hemorragias, há possibilidade de morte, relacionada por exemplo com complicações provenientes de possíveis infeções. A longo prazo são diversas as complicações ao nível de alterações uro-ginecológicas, do âmbito psicológico, das alterações de resposta sexual e até ao nível da obstetrícia.
Hoje e sempre,
vamos dar tolerância zero à Mutilação Genital Feminina!
Para saber mais:
- Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género:
- http://expresso.sapo.pt/mutilacao-genital-feminina-como-reconhece-la=f703117
- Manual de procedimentos paraComissões de Proteção de Crianças e Jovens - MGF
- Direção Geral de Saúde (DGS)
- Orientação da DGS para profissionais de saúde - MGF:
- Guia prático da DGS para abordagem, diagnóstico e intervenção - Maus tratos em crianças e jovens
- Reportagem TVI - "Cicatriz" - Mutilação Genital Feminina
- http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=758801
Comentários
Enviar um comentário