Semana da Alimentação

Sendo o dia 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação, o agrupamento de escolas de Gavião dedicou, este ano, vários dias à comemoração desta temática. Assim, a Equipa da Saúde organizou de 15 a 19 de outubro a “Semana da Alimentação”.
Os objetivos principais foram: sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da prática de uma alimentação equilibrada, completa e variada; alertar para os riscos de uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares e introduzir novos sabores e aromas que eram desconhecidos a muitos dos nossos alunos.
Nesse sentido, foram dinamizadas várias atividades, ao longo da semana, tendo sido convidados a participar nas mesmas alunos, docentes e restante comunidade escolar.
A semana iniciou-se com um workshop intitulado “Bolos improváveis”, no qual foram confecionados e provados queques de espinafres, queques de abóbora e aveia, queques de marmelo e espelta, bolo de chuchu e pêra e bolo de beringela. À tarde, aprendemos também a confecionar barrinhas de sésamo e bolinhas energéticas de cacau e frutos secos.
Na terça-feira foram entregues os prémios do concurso “Saber comer é saber viver“ organizado pela plataforma Aprender+, pelo Plano de Ação de Melhoria do refeitório e pelo Eco-Escolas.
Quarta-feira foi dia de desafiar os sentidos dos nossos alunos do 2º e 3º ciclos com a dinamização da atividade “À descoberta do ingrediente secreto”, que consistiu numa prova cega de vários ingredientes e na descoberta do nome desse mesmo ingrediente. As turmas eram adversárias umas das outras. Foram vencedoras as turmas do 5ºB, 6ºB, 7ºA (masculino), 8ºB e 9ºA.
O workshop “Snacks sem culpa” decorreu na quinta-feira e aí foram confecionados e +a)provados grão crocante, hummus de grão, pudim de chia e smoothie bowls. À tarde, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo assistiram à dramatização “Cário e Bactério”. Nesse dia, ainda aprendemos como se confecionam “Águas aromatizadas”.
Para finalizar, na sexta-feira foram confecionadas duas das receitas vencedoras do concurso “Saber comer é saber viver”, a receita da Mariana Marques “Cubos de gelatina com iogurte” e do Afonso Alexandre “Arroz doce saudável”.
Durante a semana decorreram sessões de sensibilização acerca de distúrbios alimentares, a visualização e debate do vídeo “Somos o que comemos” e um desafio de Educação Física que consistia na realização de vários exercícios de corrida e salto. No fim, foram entregues prémios, incentivando assim os nossos alunos a praticarem mais desporto. Também a ementa escolar teve pratos variados durante a semana em que cada dia foi dedicado a um tipo de dieta diferente nomeadamente dieta paleo, dieta low-carb, dieta vegetariana, dieta mediterrânica e um prato tradicional do nosso Alentejo.

































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015