SUGESTÃO DA SEMANA: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - RECORDE OS DIREITOS DA CRIANÇA e RE-IMAGINE O FUTURO!

Todos os dias devem ser especiais para as crianças e, este dia, o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA (1 de junho), serve exatamente este objetivo: Relembrar toda a sociedade deste facto e do que é ser criança. 

O mês de abril, que institucionalmente é dedicado à prevenção dos maus tratos na Infância, foi infelizmente, marcado por várias notícias mediáticas de situações "gritantes" em Portugal. As desigualdades e situações preocupantes ainda existem no nosso país e quando alargamos a escala e nos debruçamos sobre a situação mundial, após todos estes anos, apesar dos esforços e melhorias, os números continuam alarmantes. Faz todo o sentido, neste ano em que se comemora o 25.º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, a questão crucial da publicação da Unicef que assinala esta data ser: “O mundo é hoje um lugar melhor para as crianças?

É nesta perspetiva que a nossa sugestão semanal incide num reforço de memória sobre o compromisso mundial da Convenção dos Direitos da Criança, propondo a crianças, pais e e educadores que recordem os Direitos da Criança (vide propostas de recursos no final do post) e aceitem o desafio lançado pela UNICEF de Re-Inventar o Mundo

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados);
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);
• os direitos relativos à proteção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).

O relatório A Situação Mundial da Infância – Re-imaginar o futuro: Inovação para todas as crianças faz apelo aos governos, aos profissionais da área do desenvolvimento, às empresas, aos ativistas e comunidades para que trabalhem em conjunto no sentido de fazerem emergir novas ideias para ultrapassar alguns dos problemas mais prementes que as crianças enfrentam – e encontrarem novas formas de transpor para uma escala mais ampla as iniciativas locais inovadoras e mais promissoras. 

O relatório é uma compilação de iniciativas de vanguarda provenientes de diversas fontes, que inclui uma plataforma interativa que mapeia projetos inovadores em vários países do mundo e convida os inovadores a colocarem as suas próprias ideias “no mapa”.


PARA TODAS AS CRIANÇAS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, IGUALDADE, PROTEÇÃO!


Recursos pedagógicos:

Para saber mais:

Sugestões:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015