SUGESTÃO DA SEMANA: SEMANA INTERNACIONAL DA ALERGIA - PARA SABER PREVENIR e SABER LIDAR COM A ALERGIA


A Semana Internacional da Alergia é uma iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO), que este ano decorre de 13 a 19 de abril, tentando aumentar a consciencialização, a vários níveis, da importância das doenças alérgicas. Procura mobilizar recursos, humanos, técnicos e económicos, que proporcionem melhores meios de prevenção, de diagnóstico, tratamento e gestão das doenças alérgicas. 

As doenças alérgicas estão a aumentar em todo o mundo e são um motivo crescente de preocupação. Vão desde o simples espirro até a anafilaxia, cuja gravidade risco de ser fatal é elevado.  

É fundamental saber identificar os primeiros sinais de reações alérgicas, que muitas vezes são menosprezados e, mais tarde, têm grande influência negativa na qualidade de vida das pessoas. Nesta época do ano, as alergias respiratórias são as mais comuns e é neste âmbito que a Equipa da Saúde deixa algumas sugestões de sítios eletrónicos para consulta e recomendações ao doente alérgico. Numa outra ocasião futura, retomaremos este assunto.

Sugestões de sítios eletrónicos:



Recomendações ao doente de alergias respiratórias:


Consulte o Boletim Polínico
Consulte o Boletim Polínico, disponível todo o ano no site www.spaic.pt (site oficial da SPAIC, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica), e na Primavera também em alguns meios de comunicação social, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).


Programe as suas férias
Para evitar o contacto com um pólen específico a que seja alérgico, programe as suas férias elegendo locais de baixas contagens polínicas (ex. neve, praia,...). Poderá saber a altura de polinização máxima pela consulta do Boletim Polínico.

Evite realizar atividades ao ar livre
Evite realizar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.

Mantenha as janelas fechadas
Sempre que viajar de carro tenha as janelas fechadas. Assim poderá passear reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.

Use óculos escuros
Uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares será a utilização de óculos escuros sempre que sair à rua.

Faça a medicação prescrita
A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas.

Fontes:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?