VAMOS ENSINAR ÀS CRIANÇAS A REGRA: - "AQUI NINGUÉM TOCA!"

No final deste mês de abril, dedicado à prevenção dos maus tratos na infância, a Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião, destaca uma campanha europeia, desenvolvida no âmbito do Conselho de Europa visando as crianças e pensando na construção da Europa para e com as crianças. Esta iniciativa tem como principal objetivo a prevenção e a eliminação de qualquer tipo de violência sexual contra as crianças

Estima-se, de acordo com os dados atualmente disponíveis, que cerca de 1 em cada 5 crianças seja vítima de violência e/ou abuso sexual. Pode acontecer a qualquer criança, independentemente do género, idade, cor de pele, classe social ou religião. Os agressores são, frequentemente, pessoas que a criança conhece e em quem confia. O agressor pode ser inclusivamente uma outra criança

A Regra “Aqui ninguém toca foi criada pelo Conselho da Europa para ajudar os pais e os educadores a falar sobre o abuso sexual de crianças e pode ser uma ferramenta muito eficaz para prevenir este tipo de crime. É um guia simples para ajudar os pais a explicarem aos seus filhos que partes do corpo não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda.

Uma boa comunicação com as crianças é fundamental e implica abertura, determinação, lealdade e um ambiente amigável e seguro.

Nunca é demasiado cedo para ensinar a Regra “Aqui ninguém toca” às crianças, porque o risco de abuso existe em qualquer idade.

Mesmo que se sinta desconfortável a falar sobre este tema com os seus filhos, lembre-se de que é provavelmente mais difícil para si, enquanto adulto, do que para uma criança.

Além do reforço de um conceito fundamental e simples, de que uma criança não se deve deixar tocar nas partes do corpo normalmente cobertas pela roupa interior, assim como não o deve fazer aos outros, a regra do "Aqui ninguém toca!" assenta em 5 princípios importantes:

1. O teu corpo é só teu
2. Contacto físico bom e contacto físico mau
3. Segredos bons e segredos maus
4. Prevenção e proteção – Responsabilidade dos adultos
5. Outras indicações úteis e complementares à Regra “Aqui ninguém toca”
           - Informar e divulgar
             - Agressores conhecidos
             - Agressores desconhecidos
             - Ajuda

Ajude a impedir que o seu filho seja vítima deste tipo de violência.
A Regra “Aqui ninguém toca” pode dar-lhe uma ajuda.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?