OS PIOLHOS - COMO PREVENIR E COMO TRATAR!


As crianças em idade escolar são o público mais afetado pela pediculose capilar, nome técnico, mais "pomposo" para a infestação de piolhos na cabeça. Os piolhos são pequenos insetos, transparentes, que ficam castanhos-avermelhados quando se alimentam do sangue humano, dos quais são parasitas. As fêmeas põem diariamente 3-4 ovos (lêndeas), que ficam alojados no cabelo em saquinhos microscópicos esbranquiçados, as lêndeas. São pequenos, com cerca de  2 a 4 mm, não têm asas nem saltam por isso, a forma mais vulgar de contágio, é o contato direto cabeça com cabeça.


A pediculose afeta tanto cabeças limpas como pouco limpas, crianças pobres ou crianças de classe média e alta, cabelos curtos ou compridos. O piolho necessita de uma superfície com cabelo para sobreviver, sendo, fora do hospedeiro, viável apenas durante 48 horas e a lêndea durante 10 dias.

A infestação de piolhos não é uma situação grave em termos de saúde, apesar de desagradável, quer pelo aspeto, quer pela comichão que provoca. A comichão e a irritação da pele podem aparecer só 15 dias depois da infestação, quando o couro cabeludo desenvolve sensibilidade à saliva injetada pelo piolho. O aparecimento de crostas na cabeça ou a presença de lêndeas esbranquiçadas presas ao cabelo são outros sintomas a ter em atenção!

Como prevenir? 
  • Aconselhar as crianças a não partilhar objectos tais como pentes, escovas, ganchos, chapéus e peluches, pois os piolhos podem viver por mais de 2 dias em objectos. 
  • Utilizar toca de banho nas piscinas, pois os piolhos são resistentes à água. 
  • Inspecionar regularmente o couro cabeludo.
Como fazer a inspeção ? 
  • Não se deve esperar pela comichão! Esta pode aparecer até 2 semanas após a infestação. 
  • Deve inspecionar-se o couro cabeludo, tendo especial atenção às zonas húmidas e quentes, tal como a nuca e atrás das orelhas.
  • É extremamente difícil identificar os piolhos, devido ao seu tamanho e cor, que muitas vezes se confundem com a cor do cabelo. Por isso, aconselhamos a verificar a existência de lêndeas, que têm uma cor esbranquiçada e parecem caspa, porém ficam agarradas ao cabelo de tal forma que um pente normal não as consegue retirar. 
  • Uma forma eficaz de fazer a inspeção é colocar uma toalha branca nos ombros da criança e pentear com um pente fino, averiguando se surgem piolhos sobre a toalha.
O que fazer quando se deteta que a criança tem piolhos?

Se identificar piolhos ou lêndeas deve rapidamente adoptar as seguintes medidas: 
  1. Aplicar um produto antiparasitário apropriado. As formulações que permitem a aplicação sobre o cabelo seco proporcionam uma maior concentração do tratamento nas zonas infetadas e evitam que a criança fique no banho durante o período do tratamento. 
  2. É também aconselhável aplicar o antiparasitário nos restantes membros da família. 
  3. Lavar a 60°C escovas, pentes e todas as peças de roupa que estejam em contacto direto com a cabeça, tais como bonés, toalhas de banho etc.. 
  4. Aspirar a casa e o carro, deitando fora o saco do aspirador. 
  5. Avisar a escola para alertar outros pais.
A tendência de infestação com os piolhos agrava-se nas estações quentes. 
O calor está a chegar, previna a pediculose capilar!

Para saber mais sobre o assunto:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?