Sugestão da Semana: Mesmo na praia, pense na sua saúde! Participe no Programa "Peso da Saúde"!

O mês de agosto é tradicionalmente o mês de férias da grande maioria dos portugueses e a praia, um dos principais destinos escolhidos. Muitas das campanhas que são realizadas durante o Verão, como por exemplo as referentes ao incentivo à dádiva de sangue, à hidratação ou aos cuidados que importa ter-se com a exposição à radiação solar, recorrem por isso, a estes locais de lazer para tentarem sensibilizar a população. 

Das várias campanhas previstas para este Verão, destacamos um programa que se realiza através de uma parceria entre a Keypoint e a Direção-Geral da Saúde que integra um simulador que ajuda a sentir como seria ter dez quilos a mais ou os efeitos de um AVC, que deixou lesões em termos de visão ou de movimentos. É um programa itinerante que estará presente em 21 praias do país e é dinamizado a partir de diversos espaços interativos, organizados dentro de uma tenda.

Pretende-se sensibilizar para o facto da obesidade não estar a diminuir em Portugal, salientando-se o caso das crianças e dos jovens como revela o último relatório Portugal – Alimentação Saudável em números 2014, publicado em Dezembro pela DGS, sendo a obesidade por si só, já uma doença e que potencia o surgimento de muitas outras patologias, de elevada gravidade como são os acidentes vasculares cerebrais.


Se na sua praia encontrar uma tenda do programa "Peso da Saúde, "não se esconda" e participe. Avalie o seu "Peso na Saúde". As pessoas interessadas podem participar gratuitamente percorrendo três etapas de atividades. 


Na primeira etapa é avaliada a composição corporal através da medição de sete elementos e explicada a importância do índice de massa corporal para caracterizar o peso – normal, excesso e obesidade de diferentes graus. 

Na segunda etapa, com base no índice de massa corporal, é analisado o aumento do risco de outras doenças decorrentes da obesidade, como por exemplo a diabetes ou a hipertensão arterial. Com o objetivo de facultar ao participante informação clara e útil é entregue o seu relatório de risco.

Este percurso do programa é acompanhado e orientado por técnicos da área da investigação em saúde e inclui um questionário confidencial sobre a percepção e o “peso do peso” nas várias vertentes do dia-a-dia.



Fontes:
www.dgs.pt/em-destaque/dgs-apoia-programa-peso-da-saude.aspx
www.publico.pt/n1701896
www.publico.pt/n1679823
www.publico.pt/n1690128

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015