MANUAL DGS - Linhas de Orientação para uma Alimentação vegetariana Saudável

Os benefícios de uma dieta rica em alimentos de origem vegetal tem levado a um crescimento do número de portugueses que quer por motivos de saúde, quer por uma questão de filosofia de vida, têm adotado padrões alimentares com elevadas quantidades de alimentos vegetais, ou mesmo, sendo exclusivamente vegetarianos. Há óbvios benefícios neste tipo de alimentos, sendo fundamentais na prevenção de muitas doenças, nomeadamente nas doenças crónicas como a doença cardiovascular, oncológica, diabetes e obesidade. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia para que se evietm erros que possam colocar a sua saúde em risco.


Foi por este motivo, que a Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou um manual com Linhas de Orientação para uma Alimentação vegetariana Saudável destinado a profissionais de saúde e população em geral. 

Este documento apresenta linhas orientadoras para a adoção de um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária. Sugere assim que é possível e desejável juntar sabor, tradição e saúde à mesa.

Fontes:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015