A frequência de dores e lesões no pescoço e ombros aumenta em crianças e jovens. Porquê?

A incidência de dores e lesões no pescoço e ombros tem vindo a aumentar em crianças e jovens em todo o mundo, não sendo o nosso país exceção. Este facto deve-se ao uso excessivo das novas tecnologias. De acordo com um recente estudo australiano da Curtin University of Technology, cerca de metade dos estudantes com uma utilização superior a sete horas de computador por semana têm dores no pescoço e ombros frequentemente, além de serem duas vezes mais vulneráveis a desenvolver problemas músculo-esqueléticos no futuro.


Especialistas portugueses corroboram estes dados e reafirmam a necessidade dos pais, encarregados de educação e educadores terem uma preocupação constante em relação à postura das crianças e jovens, tendo que ser proativos para que os problemas posturais possam ser corrigidos espontaneamente e para que não evoluam para patologias mais graves. "A coluna cervical é um dos elementos mais importantes do nosso corpo, responsável pela sustentação e movimento" e o aumento dos hábitos sedentários, nomeadamente a ver televisão, jogar playstation ou computador, bem como, as posturas erradas na forma como se sentam em casa e na escola, aumentam a ocorrência deste tipo de lesões cada vez mais cedo.

A ergonomia no uso das tecnologias e a prática regular de exercício físico têm papel muito importante na prevenção destas situações.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015