SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Realizou-se no passado dia 8 de julho de 2015, no Cineteatro Francisco Ventura, em Gavião, o Seminário "Crianças e Jovens, uma Responsabilidade de Todos". Esta iniciativa do Agrupamento de Escolas de Gavião realizou-se em parceria com a Câmara Municipal de Gavião e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião (CPCJ). Neste evento estiveram presentes a assistir elementos provindos de vários agrupamentos dos distrito, bem como de várias entidades.

Foi possível contar com a presença do Senhor Juiz Conselheiro Armando Leandro, que desde 2005 desempenha as funções de Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), do Dr. Manuel Barroso, Delegado Regional da DGEstE Alentejo, do Dr. João Laranjo, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social (SS) de Portalegre, do Dr. Jorge Martins de Jesus, Presidente da Assembleia Municipal de Gavião e 1.º Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião, do Senhor José Pio, Presidente da Câmara Municipal de Gavião, do Mestre Paulo Pires, Diretor do Agrupamento de Escolas de Gavião e da Dr.ª Eva Churro, atual presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião.

Após um belo momento cultural com a atuação dos alunos do Ensino Articulado de Música do Agrupamento de Escolas de Gavião e da sessão de abertura do Seminário, iniciaram-se os trabalhos com a intervenção da Dr.ª Ana Baptista Jurista da Equipa Técnica de Apoio à CNPCJR , numa sessão moderada pela Dr.ª Marta Alves - representante do Município na CPCJ de Gavião, que abordou a temática do regime jurídico aplicável às situações de perigo de crianças e jovens. Durante a manhã, a Dr.ª Teresa Montano ainda abordou a questão da prevenção das situações de perigo e dos maus-tratos de crianças e jovens, relembrando as ações do mês de abril, dedicado à Prevenção dos maus-tratos na Infância, numa sessão moderada pela Dr.ª Lurdes Pessoa - representante da SS na CPCJ de Gavião.

No período da tarde, a Dr.ª Emília Pedrosa - Professora destacada DGE na equipa técnica de apoio à CNPCJR -  reiniciou os trabalhos numa sessão moderada pela Educadora Genoveva Belona - Presidente do Conselho Geral do AE de Gavião -, dedicada à educação inclusiva nas escolas e que teve especial enfoque nos alunos com necessidades educativas especiais. A última sessão foi moderada pela professora Paula Pessoa - representante do MEC na CPCJ de Gavião - e dinamizada pelo professor doutor José Sousa - Professor destacado DGE na equipa técnica de apoio à CNPCJR - que abordou vários aspetos do atual Estatuto do Aluno e da Ética Escolar, desde a questão jurídica, normativa, interpretativa e aplicável em diferentes contextos da vida escolar.
 
 Crianças e Jovens, uma Responsabilidade de Todos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO