Mediação de conflitos através de cinema

A saúde mental e a prevenção da violência em contexto escolar é uma das áreas prioritárias no Projeto de Educação para a Saúde em meio escolar, sendo fundamental em todas as escolas e Agrupamentos. Todos os tipos de abordagem que possam revelar-se inovadores e com boas perspetivas de proporcionarem a reflexão e mudarem comportamentos são de interesse.


O Projeto Cinema (Sem) conflitos, que salvo erro terá "nascido" em 2012, foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Mediação e Resolução de Conflitos em Contextos Educativos, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário na Universidade de Évora. Após conseguida a identificação dos potenciais conflitos existentes, este projeto propõe a utilização do cinema e da exploração de determinados filmes como mediadores para situações específicas. Proporciona uma lista apreciável de filmes, que com o auxílio de uma ficha informativa poderão ser visionados e explorados para abordar e debater as questões mais problemáticas que possam existir. 

São propostos filmes visando os seguintes tipos de conflitos: agressão física; agressão verbal; amor e sexualidade; autoritarismo; bullying; comunicação interpessoal; convivência; consumismo; drogas; ecologia; exclusão e integração; incompreensão; racismo e xenofobia; religião; rotulagem; violação do património; violência e crime; sociedade e cultura.


CONFLITOS NA ESCOLA! 
VAMOS ACABAR COM ESSA CENA!

Para saber mais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?