O sono e a sua influência nos comportamentos e aprendizagens

A relação existente entre o número de horas dormidas e a condição física e psicológica da pessoa no dia seguinte é algo de senso comum. Além da quantidade do sono, também se refere a qualidade do sono. Contudo, apesar dos evidentes contributos no bem-estar de todos, nomeadamente, de crianças e adolescentes e também da sua clara influência na vida escolar, a qualidade do sono continua a ser negligenciada. Já ultrapassa o simples senso comum e é algo fortemente consubstanciado por dados e números de diversos estudos conceituados, mas continua a não ser tido em linha de conta por larga maioria.


Maus  hábitos e padrões de sono deficientes estão muito frequentemente na base de problemas de saúde e comportamentais, que muitas vezes têm implicações no rendimento escolar. As causas da falta de sono são diversas, mas tal como refere José Morgado no seu artigo de opinião no jornal Público (Vide http://www.publico.pt/sociedade/noticia/irrequietos-instaveis-cansados-ou-com-sono-1682456), "acontece que durante o período que seria dedicado ao sono, sem regulação familiar, muitas crianças e adolescentes estarão diante de um ecrã, computador, televisão ou telemóvel. Como é óbvio, este comportamento não pode deixar de implicar consequências durante o dia – sonolência e distracção, ansiedade, agitação e, naturalmente, o risco de falta de rendimento escolar num quadro geral de pior qualidade de vida frequentemente constatado e relatado por educadores e professores."

Neste artigo é abordada uma entrevista da Professora Doutora Teresa Paiva, médica neurologista e especialista do sono da Faculdade de Medicina de Lisboa, onde todos estes aspetos são devidamente explicados e reforçados.



A Professora Teresa Paiva e a Professor Helena Rebelo Pinto (especialista em educação da Faculdade de Psicologia de Lisboa) lançou em 2009 o Projeto Sono Escolas, cuja missão é a promoção da qualidade do sono de crianças, adolescentes e jovens através de ações e de programas de intervenção nas escolas. O Projeto Sono Escolas disponibiliza diversos tipos de material de natureza científica e pedagógica para apoio à realização de ações nas escolas


NÃO DURMA SOBRE O ASSUNTO! 
REFLITA E REVEJA OS HÁBITOS DE SONO FAMILIARES!
Fonte
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/irrequietos-instaveis-cansados-ou-com-sono-1682456

Para saber mais
Projeto Sono Escolas - http://sonoescolas.com/
Entrevista Prof. Dr.ª Teresa Paiva - https://www.youtube.com/watch?v=O8oigeL6FPc 
O Sono nas aprendizagens do 1.º Ciclo - http://repositorium.sdum.uminho.pt/xmlui/handle/1822/27772

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?