Dia Mundial da Saúde Oral - 20 de março - e os números em Portugal.

Celebrou-se na passada 6.ª feira, dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral, sendo o lema escolhido pela Federação Dentária Internacional para este ano, "Sorrir para a Vida". Como habitualmente, esta data é uma oportunidade para sensibilizar, educar e incentivar pessoas, famílias, comunidades e governos a tomar medidas para reduzir a incidência das doenças orais, nomeadamente a epidemia da cárie e doenças gengivais, com consequentes perdas dentárias. As doenças orais estão entre as doenças crónicas mais comuns em todo o mundo e, o nosso país, não é exceção. 

A assinalar este dia, foi apresentado um estudo que revela indicadores positivos em Portugal, verificando-se que o número de cáries dentárias nas crianças portuguesas de seis e 12 anos tem diminuído desde 2000 e, em 2013, mais de metade das crianças (passou de 33% para 54%) daquelas idades apresentava-se livre de cáries. Relaciona-se esta melhoria com algumas medidas estratégicas, como o cheque-dentista. 

O estudo também confirmou que a prevalência e a gravidade da cárie dentária são maiores em crianças de estratos socioeconómicos mais desfavorecidos e que moram fora dos grandes centros urbanos.

Um aspeto positivo, foi o facto de ter ficado demonstrado que os hábitos de higiene oral nas crianças e jovens estão a aumentar de acordo com a idade: aos seis anos, 79% das crianças dizem escovar todos os dias, aos 12 anos são cerca de 90% e aos 18 anos 96%.

Vamos continuar a "Sorrir para a Vida"!

Fontes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?