Formação em Suporte Básico de Vida para alunos, professores e funcionários

Foi assinado muito recentemente, um protocolo de cooperação entre o Instituto Nacional de Emergência Médica e a Direção Geral da Educação (DGE), promovendo a formação em Suporte Básico de Vida (SBV) de alunos do 3.º ciclo do ensino básico, professores e funcionários das escolas, garantindo-lhes a aquisição das capacidades básicas necessárias ao socorro pré-hospitalar.


Este protocolo, que entrou em vigor já no corrente ano letivo, vai possibilitar ainda a formação certificada dos professores como "Formadores em Suporte Básico de Vida" no âmbito do Curso "SBV na Escola – INEM" e prevê a acreditação dos centros de formação de associações de escolas como entidades acreditadas pelo INEM para formação em SBV.

De acordo com o conceito de "Cadeia de Sobrevivência", existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeado de forma adequada e eficaz, aumenta a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É fundamental, por isso, que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV, as vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.

Fontes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?