Alerta da OMS: danos auditivos em jovens, principal causa - música muito alta!

Assinala-se hoje, dia 3 de março, o Dia Mundial da Audição e, nesta data especial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de mil milhões de jovens em todo o mundo, incluindo Portugal, correm sérios riscos de sofrerem danos auditivos por ouvirem música muito alta. Acresce a estas causas, outras relacionadas com diversas patologias, como infeções, complicações no parto, questões genéticas, efeitos secundários de medicamentos, entre outras. Contudo, os efeitos do ruído, incluindo a música muito alta, são de longe o principal motivo de preocupação na atualidade.

O nível de ruído em concertos e bares é, muitas vezes, demasiado elevado, tal como o volume nos dispositivos de áudio e nos 'headphones' dos 'smartphones', pelo que cerca de 50% dos jovens entre os 12 e os 35 anos nos países de rendimento médio ou elevado estão expostos a níveis extremamente elevados de ruído.

A OMS refere que uma vuvuzela emite 120 decibéis e que basta ouvi-la durante nove segundos por dia para se correr o risco de perda permanente da audição, e lembra também que este sentido humano, uma vez perdido, é irrecuperável.

A OMS recomenda a prática de algumas medidas preventivas muito simples, aconselhando os adolescentes devem reduzir o volume dos aparelhos de áudio e smartphones, não os devem utilizar mais de uma hora por dia, devem colocar tampões nos ouvidos em locais ruidosos e fazer pausas, procedendo ainda a exames aos ouvidos e a testes de audição regulares.
Não faça do ruído silêncio! 
Proteja a sua audição!

Fonte: 

Para saber mais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?