Sugestão da Semana: Reduzir o consumo de acúcar e cozinhar com mais saúde - OMS e Portal da Diabetes

A diabetes é uma doença endócrina, que pode assumir diversas tipologias e, infelizmente, os números em Portugal estão a crescer tal como nos restantes países ocidentais. Associadas a esta patologia surgem muitas outras, de gravidade variada, salientado-se por exemplo, o aumento de risco de doenças cardiovasculares, um maior risco de cegueira e de problemas renais, incluindo a insuficiência renal e necessidade de transplante que abordámos aquando do Dia Mundial do Rim (Vide http://pesgaviao.blogspot.pt/2015/03/dia-mundial-do-rim-12-de-marco-de-2015.html).

Esta nossa sugestão, de cozinhar com mais saúde, vem de encontro ao desafio recentemente lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que as pessoas reduzam o consumo diário de açúcar (Vide http://www.dgs.pt/em-destaque/o-desafio-de-reduzir-o-consumo-de-acucar-no-dia-a-dia.aspx). 

As recomendações indicam que o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve estar abaixo dos 10 % da energia consumida diariamente. De preferência aproximar-se dos 5%. Ou seja, o total diário de açúcar adicionado aos alimentos (em croissants, sumos, sobremesas, cereais de pequeno-almoço, etc.) não deveria ultrapassar as 6 colheres de chá de açúcar. Para termos uma ideia, apenas uma lata de refrigerante tradicional pode conter 10 colheres de chá de açúcar. 

Segundo a OMS, as crianças portuguesas, aproximam o seu consumo de açúcar aos 25 % da sua energia ingerida diariamente, 5 vezes acima dos 5 % ideais.

A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, no seu Portal da Diabetes apresenta muita informação, muito bem organizada e atualizada, quer visando os diabéticos e familiares, quer o público em geral e a prevenção da doença. Além da tradicional perspetiva de prevenção, diagnóstico (de preferência, precoce), tratamento e informação científica, salientamos a forma como a Associação Protetora de Diabéticos de Portugal "ensina/ajuda" a viver com a doença, tanto na perpetiva do doente, como também de quem o acompanha (em regra, a família). Além da Escola de Diabetes, dirigida pelo Dr. João Raposo (médico endocrinologista), destacamos os seus conselhos para cozinhar com mais saúde: 
  1. Reduza a quantidade de gordura das suas receitas.
  2. Reduza a quantidade de sal das suas receitas.
  3. Aumente o teor de fibras das suas receitas.
  4. Altere os seus métodos de confeção para reduzir a formação de AGEs.


Métodos de confeção que utilizem temperaturas muito elevadas, como os fritos, panados e tostados, promovem a formação de produtos finais de glicosilação avançada (AGEs) nos alimentos. Estes compostos estão relacionados com o desenvolvimento de complicações, como a neuropatia, retinopatia e doença cardiovascular, em pessoas com diabetes.


REDUZIR OS AGEs DA ALIMENTAÇÃO:

1. Reduza a dose e a frequência de ingestão de alimentos ricos em gordura e proteína (ex: carnes gordas).

2 . Utilize métodos culinários que utilizem água ou líquidos sem gordura ou com pouca gordura e temperaturas mais baixas, como os escalfados, cozidos, estufados ou assados.

3. Corte os alimentos em pedaços e antes de cozinhar deixe marinar um pouco em sumo de limão ou vinagre e especiarias para intensificar o sabor e tornar os alimentos mais tenros, o que permite diminuir a temperatura e o tempo de confeção.

4. Evite cozinhar demasiado os alimentos e retire as partes mais queimadas.

5. Inclua diariamente alimentos ricos em antioxidantes, como os vegetais e a fruta, que ajudam a combater os efeitos prejudiciais dos AGEs.

6. Substitua algumas vezes a proteína de origem animal, como a carne, por proteína vegetal (ex: ervilhas, grão, feijão).


Portal da Diabetes - Uma sugestão para consultar e explorar!
Fontes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015

Quantas pessoas morreram em 2013 por causa do consumo de droga?