CPCJ DE GAVIÃO REALIZA SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Nos passados dias 26, 27 e 28 de maio e no dia 1 de junho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião (CPCJ) dinamizou junto de alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião várias sessões de sensibilização, numa perspetiva de prevenção primária, visando os principais objetivos da sua existência, que passam por afastar do perigo em que se encontram as crianças/jovens, proporcionando-lhes condições para promover e proteger a sua saúde, segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral. Foram desenvolvidas diferentes estratégias, de acordo com os grupos de alunos abordados em cada sessão.

As sessões com as crianças do Ensino Pré-escolar e com o 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo incindiram sobre a prevenção de aproximações indesejadas e abusivas, numa abordagem divertida e educativa, contando a história do “Kiko e a mão” através da exploração de um teatro de fantoches. Esta história integra um conjunto de recursos da campanha do Conselho de Europa one in five, sendo uma forma simples de ensinar a regra “Aqui ninguém toca”, explicando  que partes do corpo não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda.

Com os alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos as sessões foram especialmente direcionadas para a Declaração Universal dos Direitos da Criança, decorrendo de igual modo, de forma bastante dinâmica e interativa. Através da exploração de uma apresentação PowerPoint, ficaram a conhecer várias personalidades importantes na história e no caminho até à Convenção dos Direitos da Criança, que este ano celebra o seu 25.º aniversário. Depois, tiveram então a oportunidade de eles próprios recriarem a Convenção dos Direitos da Criança, “encarnando” o papel dos vários personagens intervenientes nesta história, que ainda não terminou. Para que não esquecessem os seus direitos, todos receberam um folheto que de forma simples e didática enumera os Direitos da Criança.

Para saber mais:
Campanha do Conselho de Europa "one in five"
- Regra “Aqui ninguém toca
- Livro Kiko e a mão
- Direitos da Criança - Página Unicef

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015