NOVO ALERTA DA DGS: Previsão de circulação de partículas e poeiras em suspensão

A Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu novo alerta de previsão de circulação de partículas e poeiras em suspensão, no dia de hoje e amanhã, 6 de junho, afetando Portugal Continental, que está sob influência de uma massa de ar quente provinda do norte de África.

Este fenómeno natural poderá afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão em todas as regiões do País, mas com maior intensidade na faixa interior e especialmente no Alentejo Interior. 

As partículas referidas são inferiores a 10 µm, podendo ser responsáveis por efeitos nefastos para a saúde humana, como irritação nos olhos, nariz, garganta, tosse e agravamento de doenças respiratórias.

Aquando da ocorrência destes fenómenos provocados por partículas/poeiras de origem natural e enquanto os mesmos se mantiverem, a DGS recomenda o seguinte:
  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.
Para mais informação e acompanhamento da evolução desta situação poderá consultar a Agência Portuguesa do Ambiente. Pode, também, obter recomendações para a saúde na secção correspondente do website da DGS.

Fontes:
- www.dgs.pt/pagina.aspx?f=1&lws=1&mcna=0&lnc=&mid=5005&codigoms=0&codigono=683368347857AAAAAAAAAAAA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015