Sugestão da Semana: Relógio Solar - Sombra aumentada, hora apropriada"

Nesta época do ano, as atividades ao ar livre são mais frequentes e, os cuidados a ter em relação à exposição das radiações solares, devem ser redobrados. A exposição solar deve ser cuidadosa, evitando as horas de maior intensidade, pelo que devem ser evitadas ao máximo as atividades exteriores (ao ar livre) entre as 12h e as 16h (antes e depois do "meio dia solar"). 


Por este motivo, a Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião apresenta na sua Sugestão Semanal o Relógio Solar da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, sugerindo que este seja seguido, bem como, as recomendações gerais apresentadas por esta organização.

 


RECOMENDAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CANCRO CUTÂNEO:


- Reduza ao máximo as suas atividades exteriores entre as 12h e as 16h (antes e depois do "meio dia solar").

- Programe as atividades, ao ar livre para a manhã ou fim da tarde.


- Use um chapéu, uma camisa ou t-shirt de cor escura e óculos quando estiver ao sol. Se estiver muito tempo exposto ao sol, por razões profissionais ou lúdicas, utilize manga comprida que cubra os antebraços. Exponha-se gradualmente ao sol, pois a pele necessita de tempo para se adaptar.


- Uma t-shirt molhada no corpo pode deixar passar os raios ultra-violeta.

- 30 minutos antes de ir para a praia ou piscina aplique um creme protetor com um fator de proteção igual ou superior a 30. Renove as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o protetor seja à prova de água.

-Conheça a sua pele, efetue um auto-exame da pele de 2 em 2 meses. Vigie o contorno, a cor e o tamanho dos seus nevos (sinais).

- Tenha em atenção o reflexo dos raios solares na neve (85%), na praia (20%), na água e na relva (5%). Estar à sombra de uma chapéu de sol ou toldo não é suficiente para evitar os escaldões.

- Com templo nublado não se esqueça do protetor solar, uma vez que os raios nestes dias são quase tão perigosos como nos dias com sol radioso.

- Mantenha os bebés longe do sol e ensine a proteção solar às crianças desde muito cedo. No 1.º ano de idade, as crianças não devem ser expostas diretamente ao sol. Uma queimadura solar na infância duplica o risco de mais tarde se desenvolver um cancro de pele.

- Evite salas de bronzeamento, ou solários, pois os UV aumentam o risco de cancro cutâneo e aceleram o envelhecimento da pele.

- Evite queimaduras solares e escaldões.

- As pessoas ruivas, as loiras, com sardas e muitos sinais, devem proteger-se com maior rigor.

- É necessário utilizar óculos de proteção, particularmente as crianças e pessoas de olhos claros.

- Consumir frutas, legumes e beber muita água é importante para a proteção da pele e equilíbrio orgânico.

- Sinal que modifica, ferida que não cicatriza, é tempo de ser vista

- Estima-se que cerca de 80% da dose de radiação tolerada pela pele se atinge pelos 18 anos.

- Proteja a sua pele, os lábios e os olhos do excesso de sol.

Use o Relógio Solar
" Sombra aumentada, hora apropriada!"

Fonte:

Para saber mais:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015