Dinamização de “Jogos Tradicionais” no Agrupamento de Gavião - 11 de junho de 2015

As atividades de encerramento do ano letivo 2014/2015 do Agrupamento de Escolas de Gavião tiveram especial enfoque na promoção de hábitos saudáveis e, o dia 11 de junho centrou-se na sensibilização para a importância da prática regular de atividade física e de uma alimentação saudável. Após a realização da 1.ª caminhada “Corações em Movimento”, dinamizaram-se na Escola Básica vários jogos tradicionais, numa iniciativa também promovida pela Equipa da Saúde e que envolveu uma parceria colaborativa com os professores João Tiago Abreu, Carla Carvalho, José Belo e Francisco Mata de Educação Física e com o professor Laureano Heitor e os seus alunos de Património do Curso Vocacional de 9.º ano em prática simulada, organizando e monitorizando a operacionalização dos vários jogos realizados.
Os alunos de todos os ciclos de escolaridade participaram de forma entusiasta e alguns adultos, participaram também alegremente, recordando outros tempos. Esta iniciativa ganha redobrada importância numa época em que o sedentarismo associado aos jogos virtuais/digitais assume proporções elevadas e é um dos fatores que muito contribui para a obesidade infantil. É fundamental sensibilizar para a prática regular da atividade física com a recuperação da do nosso património cultural associado aos jogos tradicionais, que eram tão frequentes nos recreios das escolas durante o intervalo, promovendo junto da comunidade educativa uma forma divertida de desenvolvimento de hábitos saudáveis. A escola, como instituição, poderá ter um papel essencial nesta vertente, promovendo a dinamização dos intervalos.


 No final da manhã, o Agrupamento de Escolas ofereceu no refeitório o almoço a todos os participantes (toda a comunidade educativa) nas atividades que se realizaram durante a manhã, para que recuperassem energias com uma apetitosa refeição saudável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015