A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS - DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS - 5 DE MAIO


A lavagem correta das mãos é uma das principais formas de prevenção de doenças infetocontagiosas. O contato é a via de transmissão mais comum de germes através das mãos. 

A maioria dos germes são inofensivos para o homem, mas alguns podem provocar doenças como por exemplo, constipações, gripes, diarreias. 

Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de ajudarmos a reduzir a transmissão de infeções e proteger-se a si próprio e aos que o rodeiam.



É de vital importância que as crianças saibam os benefícios e a importância da correta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da vida.

Em termos de saúde pública, a importância da lavagem correta das mãos é tão grande que se assinala anualmente, a 5 de maio, o DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

Por exemplo, em termos hospitalares, a falta ou a higiene incorreta das mãos constituem um dos principais veículos de transmissão das "tão perigosas" infeções hospitalares. Tanto, que por exemplo o Hospital de Santa Maria, lançou este ano um concurso, sob o lema "higiene das mãos, outra visão", aberto a todos os seus colaboradores, visando a sua sensibilização para este assunto.


A higiene das mãos é importante. 
Faça-o corretamente!

Para saber mais
- Associação Nacional de Controlo de Infeçãowww.anci.pt/higiene-das-m%C3%A3os

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015