Novas medidas nacionais contra o cancro de pele

A cerca de uma semana do Dia Europeu do cancro de pele (dia do Euromelanoma), que em Portugal se assinala a 20 de maio, foram hoje (dia 12 de maio) apresentadas novas medidas, no âmbito de um plano nacional, que visam combater a incidência do cancro de pele na população.

Esta iniciativa parte da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, que este ano celebra 30 anos de existência, visando uma perspetiva transversal a toda a sociedade. Vem no seguimento e integrada num conjunto de medidas que foram aprovadas por unanimidade por todos os grupos parlamentares, o que reforça a sua relevância na atualidade. O cancro de pele tem, infelizmente, uma incidência maior na população e surge em faixas etárias cada vez mais jovens. Quando há uns anos era mais comum surgir a partir dos 60 anos, agora começa a ser diagnosticado logo em pessoas de 20 e 30 anos com maior frequência. Estima-se que os cancros de pele vão continuar a aumentar e a previsão aponta para o surgimento de mais de 12 mil novos cancros de pele e mil novos casos de melanoma (a forma mais perigosa e mortal de cancro de pele) ao longo deste ano.

Entre as medidas contam-se a prevenção em ambiente escolar, com o comprometimento de incluir a temática nos currículos escolares, e o reforço de divulgação de informação dos índices de UV (ultravioletas). 

No seguimento de anos anteriores, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo irá desenvolver no dia 20 de maio, Dia do Euromelanoma, diversas campanhas de sensibilização, entre as quais, se destacam o rastreio gratuito em cerca de 40 serviços de dermatologia de todo o país, dirigido em particular a pessoas de risco.

Fontes:
- http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=772413
- http://www.apcancrocutaneo.pt/ 
http://www.euromelanoma.org/portugal

Para saber mais:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015