DIA MUNDIAL DO CANCRO DO OVÁRIO - 8 DE MAIO


Assinala-se hoje, dia 8 de maio, o DIA MUNDIAL DO CANCRO DO OVÁRIO. Este cancro, é o cancro ginecológico com taxa de sobrevivência mais baixa. Significa isto, que é aquele que por cada cada conjunto de pessoas a quem é diagnosticada a doença, é aquele que mais mata. Esta elevada taxa de mortalidade deve-se, sobretudo, ao grande desconhecimento público sobre a doença, o que leva a ignorar sintomas e ao seu diagnóstico tardio, em fases já muito avançadas desta neoplasia.

Os sintomas são, muitas vezes, erradamente diagnosticados, porque podem ser confundidos com sintomas de outras doenças menos graves, especialmente enfermidades gastrointestinais.

O cancro do ovário é diagnosticado anualmente em quase 250.000 mulheres em todo o mundo e é responsável por 140.000 óbitos por ano. Os dados estatísticos indicam que apenas 45% das mulheres com cancro de ovário têm probabilidades de sobreviver por cinco anos, em comparação com 89% das mulheres com cancro da mama.


Fatores que aumentam o risco de desenvolver cancro de ovário:

  • Idade: A maioria dos casos de cancro do ovário ocorre em mulheres com mais de 55 anos. Todavia, alguns tipos de cancro podem aparecer em mulheres mais novas.
  • Antecedentes familiares: As mulheres com risco mais elevado são as que têm dois ou mais familiares com antecedentes de cancro do ovário, da mama, do cólon ou do útero, quer seja do lado paterno ou materno da família.
  • Genética: O risco também aumenta quando a pessoa é portadora de anormalidades nos genes BRCA1 ou BRCA2 (genes que ajudam a reparar os danos nas células).
  • Outros fatores: O risco de desenvolver cancro do ovário é maior nas mulheres que não tiveram filhos, que nunca tomaram a pílula anticoncecional, que iniciaram o período menstrual muito cedo ou cuja menopausa começou mais tarde do que a média. As mulheres que já tiveram endometriose também apresentam maior probabilidade de desenvolverem cancro do ovário.

Para saber mais, consulte:
Liga Portuguesa Contra o Cancro > Cancro do ovário
Dia Mundial do Cancro do Ovário - http://ovariancancerday.org/pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015