Maio, mês do Coração: A atividade física e as doenças cardiovasculares

O Professor Doutor Manuel Oliveira Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), na sua mensagem de abertura de Maio, Mês do Coração, salienta o facto do povo português ser aquele que da União Europeia menos atividade física pratica, o que é preocupante. 
Também na sua mensagem, o Presidente da FPC salienta que "devemos ter presente que a inatividade física é uma das mais importantes causas de doença e de morte no mundo moderno. Em contrapartida a atividade física regular (exercício físico) ajuda a controlar o peso e aumenta a “saúde” do aparelho cardiovascular, dos pulmões e do aparelho músculo-esquelético. (...) Em média, a uma hora de atividade física corresponde um ganho de duas horas de aumento da esperança de vida."

No seguimento das 4 regras de oiro que apresentámos na sugestão da semana e na mensagem da Fundação Portuguesa de Cardiologia, reforçamos a recomendação "a todos os cidadãos a prática de atividade física de intensidade moderada, meia hora por dia, pelo menos cinco dias por semana, para reduzir o risco de doença cardíaca. Basta para isso, por exemplo, andar meia hora a pé por dia."

"Mexa-se", pela sua saúde!

Fontes
- www.fpcardiologia.pt/maio-mes-coracao-2015/
- www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/maio+mes+coracao.htm 
http://pesgaviao.blogspot.com/2015/05/sugestao-da-semana-maio-mes-do-coracao.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015