DIA MUNDIAL DA ASMA - PRIMEIRA 3.ª FEIRA DE MAIO

Nas últimas semanas abordámos por várias vezes a temática das alergias respiratórias. Na primeira terça-feira de maio assinala-se o Dia Mundial da Asma (este ano, é dia 5 de maio) e, como tal, a Equipa da Saúde para assinalar este dia publica um vídeo da TV pulmão, em que o Dr Teles de Araújo da Fundação Portuguesa do Pulmão fala com o Dr Miguel Paiva da Associação Portuguesa de Asmáticos sobre Asma.

O tema para o Dia Mundial da Asma 2015 continua a ser "Tu podes controlar a tua asma", mensagem que pretende estimular os doentes a serem uma parte ativa no controlo da asma.

A Iniciativa Global para a Asma tem planeada uma campanha com o objetivo de reduzir em 50% as hospitalizações por esta patologia. Portugal é dos países com taxas mais baixas de morte associada à asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que, em indivíduos suscetíveis, origina episódios recorrentes de pieira, dispneia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse, particularmente noturna ou no início da manhã.

Estes sintomas estão geralmente associados a uma obstrução generalizada, mas variável, das vias aéreas, a qual é reversível espontaneamente ou através de tratamento.

Para saber mais sobre asma:
http://spaic.pt/
http://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/
http://www.apa.org.pt/
http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/
- www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/ministeriosaude/doencas/doencas+respiratorias/asma.htm
www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/dia+mundial+asma2015.htm
- www.ginasthma.org/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015