SUGESTÃO DA SEMANA. Dia do Euromelanoma - 20 de maio de 2015

O cancro cutâneo tem sido dos que mais tem aumentado a sua incidência em Portugal, com mais de 12 mil novos casos por ano e, em faixas etárias cada vez mais novas. O melanoma é o cancro de pele mais perigoso.

O Dia do Euromelanoma visa a sensibilização em relação aos cuidados a ter com o Sol (Prevenção Primária do Cancro da Pele), bem como ao diagnóstico/despiste precoce (rastreio) de cancro da pele, dirigido especialmente a pessoas com sinais ou pele de risco - pele clara (Prevenção Secundária).

Este dia de sensibilização e de rastreio decorre em toda a Europa no mês de maio, num dia seleccionado por cada país. O rastreio será efetuado em numerosos Serviços de Dermatologia de Instituições Públicas e Privadas que se disponibilizaram a efetuar essa campanha.



A Prevenção Primária reforçará as mensagens em diversos grupos alvo como as crianças, jovens, mas também os desportistas com a mensagem "Desporto no Verão, com Boa Proteção".

A Prevenção Secundária, passa por um diagnóstico precoce de eventuais situações potencialmente gravosas, que numa fase inicial poderão ter solução, mas mais tarde, poderão ser fatais. Nesta perspetiva, os rastreios cutâneos regulares são fundamentais.

Na nossa sugestão semanal, não podemos deixar de relembrar que as medidas preventivas continuam a ser fundamentais para evitar o cancro cutâneo, como evitar a exposição solar nas horas de maior calor, reforçar o protetor solar no máximo de duas em duas horas, usar chapéu, óculos de sol, roupa de algodão, de preferência de manga comprida e escura, e ter particular atenção aos medicamentos que possam potenciar a fotossensibilidade, como os antibióticos ou os anti-inflamatórios. No âmbito do dia do Euromelanoma, estão a ser desenvolvidos rastreios cutâneos gratuitos por todo o país. Inscreva-se e faça o seu rastreio cutâneo.


A consulta dos índices de radiação ultravioleta (IUV) previstos e o seguimento de medidas de proteção acordo com estes também é fundamental para prevenir os efeitos nocivos desta radiação. Essa consulta é possível de realizar diariamente no sítio eletrónico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, quer visualmente, quer por valor de IUV por cidade.

Índice de radiação ultravioleta (IUV) por cidadehttp://www.ipma.pt/pt/ambiente/uv/locais/index.jsp

NÃO FAÇA DO SOL UM PERIGO, MAS SIM UM AMIGO!
PREVINA! PROTEJA-SE!

Estão abertas as inscrições nos rastreios cutâneos em mais de 40 locais no país. 
Não deixe para depois, pode ser tarde!

Para saber mais:
Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo - http://www.apcancrocutaneo.pt/
- Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia - http://spdv.com.pt/
- http://www.euromelanoma.org/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015