E FINALMENTE A VACINA PREVENAR 13 CHEGA AO PLANO NACIONAL DE VACINAÇÃO!

Coincidência ou não, mas mais ou menos na mesma altura que dados estatísticos revelaram que em Portugal se morre o dobro da média europeia por pneumonia, anunciou-se finalmente uma medida há muito exigida por pediatras e pneumologistas: a inclusão da vacina Prevenar 13 no Plano Nacional de Vacinação para todas as crianças nascidas após 1 de janeiro de 2015. É uma ótima notícia para celebrar o 50.º aniversário do Plano Nacional de Vacinação Português, que se regista este ano.

Além dos efeitos diretos desta vacina na imunização daqueles que a tomam, prevenindo doenças causadas por pneumococos (bactéria) como a meningite, a pneumonia, a septicémia e a otite, também tem efeitos indiretos muito importantes, uma vez que diminui a frequência destas bactérias na população e, assim, também a prevalência das doenças que provocam. Especialistas estimam que esta medida poderá evitar até 650 mortes e mais de três mil internamentos por ano, para além da enorme quantidade de prescrição de antibióticos a crianças por causa de otites médias, que também se crê que irá diminuir.

As outras crianças (nascidas antes de 2015) e os adultos que pretendam comprar a Prevenar nas farmácias passam a contar com uma comparticipação estatal de 15%. Há ainda um grupo de pessoas com algumas doenças crónicas e patologias consideradas de alto risco para quem a vacina será gratuita (como já acontece com crianças nestas circunstâncias), mas isso ainda terá de ser definido por portaria.

Fontes:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015